Governo português pode assumir controle da TAP ainda hoje

Com a crise econômica mundial, a TAP Air Portugal recorreu ao governo português para solicitar um apoio financeiro. A ajuda de 1,2 bilhões de euros foi aprovada pela Comissão Européia no mês passado.

Porém, em anúncio a ser realizado em breve, o governo anunciará o controle da principal companhia aérea do país. A expectativa é que seja ampliado a participação acionária estatal para 70% na TAP. Por tanto, Portugal estaria adquirindo cerca de 22,5% das ações do grupo brasileiro-português Atlantic Gateway, liderado pelo David Neeleman e Humberto Pedrosa.

Continua após a publicidade

Segundo jornais portugueses, as negociações estão praticamente fechadas e que é provável o anúncio nas próximas horas. Para chegar nesse acordo, o governo negociou nesta quinta-feira (02) com a Azul para abrir mão dos direitos na conversão de participação acionária devido o empréstimo realizado no passado. Dessa forma, o grupo Atlantic Gateway passará a deter apenas 25% das ações da companhia, repassando 20% para o governo.

Pedrosa passará a assumir a liderança da participação privada, com a aquisição da parte que David Neeleman possuía em sociedade. O novo quadro de ações da TAP passará a ser composto por 70% do governo de Portugal, 25% da Atlantic Gateway e outros 5% dos trabalhadores da companhia.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta