Como a Azul preserva as aeronaves estocadas por longo período

Devido a paralização dos voos por conta da pandemia, inúmeras companhias aéreas ao redor do mundo tiveram que estocar suas aeronaves por tempo indeterminado. Estivemos no hangar da Azul Linhas Aéreas em Campinas (VCP) para conhecer de perto todos os cuidados tomados na preservação prolongada das aeronaves da companhia.

O Gerente de Manutenção de Aeronaves, Jorge Marques, nos acompanhou durante a visita e explicou os detalhes. Todo o processo de estocagem segue meticulosamente todos os protocolos e instruções do fabricante, garantindo a segurança e preservação da aeronave.

Jorge Marques, Gerente de Manutenção de Aeronaves

Na aérea externa do hangar, nos deparamos com dois Airbus A330-200 e seis A320neo da companhia, que foram estocados. As aeronaves tiveram tratamentos diferentes de estocagem, de acordo com o período que ficarão sem voar pela companhia.

No procedimento padrão, os mecânicos drenam às aeronaves evitando a permanência de líquidos por um longo período sem uso. Além de proteger os componentes de possível oxidação, em alguns casos um lubrificante anti-corrosivo é adicionado para proteger o sistema. Para evitar a entrada de insetos é  necessário o isolamento das entradas de ar e dos tubos de pitot.

Os A320neo por exemplo, estavam com seus motores isolados, para evitar corrosão, criação de ninhos de pássaros e caixa de marimbondos. As janelas também foram cobertas com uma manta térmica, evitando a entrada de luz solar que acelera o desgaste do interior da aeronave.

Os dois A330-200, tiveram outros cuidados até porque devem demorar mais tempo para ganhar os céus novamente. Além da proteção nas janelas, motores e entradas de ar, o trem de pouso recebeu um tratamento diferenciado, sendo isolado, evitando assim seu desgaste.

Todos os procedimentos de estocagem, seguem protocolos com recomendações do fabricante. Pois mesmo sem voar por um longo período se as aeronaves estiverem bem protegidas não terá problemas quando voltar aos céus novamente. Sendo aplicados os procedimentos corretamente com acompanhamento e revisão dos mecânicos, que verifica as condições de todos os sistemas, para que a aeronave volte com segurança aos céus.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!