- A320neo da Azul é recebido com batismo após primeiro voo regular em Rio Preto - 12 de dezembro de 2020
- Azul e Contato Radar levam spotters para acompanhar o batismo do avião mais colorido da América do Sul - 6 de dezembro de 2020
- Conheça os segredos vazados do Air Force One - 29 de novembro de 2020

Durante a visita do Contato Radar no moderno hangar da Azul Linhas Aéreas em Campinas (VCP), nos deparamos com o Boeing 737-400 cargo da companhia, matrícula PR-AJY. O cargueiro foi protagonista de um incidente que ocorreu no mês de janeiro quando um veículo de solo colidiu com sua fuselagem.
Devido aos danos causados pela colisão, a aeronave precisou passar por reparos urgentes, estreando assim o novo hangar da Azul. Mesmo com experiência e conhecimento neste tipo de reparo, a equipe de manutenção do hangar da Azul, precisou notificar o fabricante, a Boeing.
Isso porque, como responsável pelo projeto da aeronave, antes de qualquer modificação na estrutura é necessário a avaliação pelos seus engenheiros. Dependendo da circunstância uma equipe do fabricante vai até o local avaliar os danos causados na fuselagem da aeronave.
Da mesma forma foi necessário a avaliação da empresa responsável pela conversão, que recebeu reforços de estrutura e uma porta foi adaptada para o acesso de paletes. Antes de ser convertido em cargueiro o PR-AJY, operou no transporte de passageiros sendo entregue pela Boeing no ano de 1997. A primeira operadora foi a Asiana Airlines, sendo repassado para a Miami Air em 2006.
Para reparar os danos causados, foi necessário remover a parte danificada para a instalação de uma chapa apropriada para este tipo de reparo. Esta nova chapa, possui componentes adequados para não comprometer a estrutura da aeronave. Proporcionando assim total segurança sem rachaduras ou trincos na fuselagem. Conforme explicou o Gerente de Manutenção de Aeronaves, Jorge Marques que nos acompanhou na visita.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>