Azul implementa nova tecnologia para rastreio de bagagem

Últimos posts por Raphael Magalhães (exibir todos)

Com o intuito de reduzir o índice de extravio de bagagem, a Azul começou a implementar um novo sistema de rastreio em todas as suas bases, como forma de aumentar o controle sobre os pertences de seus passageiros.

Pioneiro no país, a companhia desenvolveu uma ferramenta de rastreio de bagagem que monitora o caminho das malas desde o despacho no check-in até a entrega no destino final. Fora do Brasil, sistemas similares já operam em companhias aéreas como a Delta, onde o passageiro pode acompanhar a localização da bagagem despachada no aplicativo da empresa.

Continua após a publicidade

Essa ferramenta funciona com aparelhos utilizados pelos funcionários em solo da Azul para ler o código de barras que acompanha a etiqueta da bagagem despachada. Com esse código, a mala é rastreada a cada manuseio e o status da bagagem é enviado para um sistema, que por meio do aplicativo da Azul, informa o cliente sobre a sua bagagem.

A intenção da Azul é chegar a 100% de rastreamento, reduzindo cada vez mais os índices de extravio de bagagem, que diminuiu de 2,14 em abril para 1,89 bagagem a cada 1.000 clientes transportados em junho.

A implementação do sistema dispensa a entrega do canhoto de bagagem no check-in, passando a ser 100% digital para os clientes que assim desejarem. Para chegar à esse nível de automação, uma equipe de cerca de 1.000 funcionários foram treinados, e mais de 300 aparelhos de rastreio espalhados nos aeroportos em que a Azul opera.

“Essa tecnologia faz parte de uma das nossas frentes de atuação, que visa integrar os serviços e otimizar nossa operação, trazendo mais eficiência para o dia a dia da companhia. Começamos a testar essa tecnologia nos voos entre Campinas e Cuiabá durante um período e hoje já é uma realidade em todas as bases da Azul, fornecendo informações aos Clientes e, ao mesmo tempo, controlando o fluxo de bagagens despachadas e restituídas e reduzindo os extravios de bagagem”, afirma Kléber Linhares, diretor de tecnologia da Azul.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta