Avianca Brasil solicita processo de falência

Companhia aérea brasileira em recuperação judicial desde dezembro de 2018 e inoperante desde maio o ano passado, protocolou na última sexta-feira, dia 3 de julho, um pedido de falência. Com dívidas na casa dos R$ 2.7 bilhões, a Avianca Brasil alegou ter sido prejudicada por decisões da Agência Nacional de Aviação Civíl (ANAC).

As operações da companhia foram encerradas no dia 24 de maio de 2019, após a ANAC alegar incapacidade para manter as operações com segurança. Desde então, uma longa novela de leilões se iniciou na tentativa de recuperação da empresa, porém, sem sucesso.

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Na tentativa de reestrutiração no ano passado, a companhia havia realizado um leilão de seus slots (horários de pouso e decolagem nos aeroportos), que tinham sido arrematados pela GOL e LATAM. A quantia arrecadada girava em torno dos R$ 780 milhões, porém, a venda foi vetada pela ANAC.

Ainda no ano passado, a administradora judicial da Oceanair Linhas Aéreas (Avianca Brasil) Alvarez & Marsal, responsável pelo acompanhamento do plano de recuperação, recomendou a decretação da falência, pelo fato da companhia não possuir condições para a retomada das operações, já que não possuia mais nenhuma aeronave em sua posse.

Oceanair Linhas Aéreas

Fundada em 1998 como táxi aéreo, iniciou suas operações regulares em 2002, com os famosos Embraer 120 Brasília coloridos, tradição que foi mantida com o recebimento dos Fokker 50 em 2003. No ano de 2006 a empresa entrou na era dos jatos, com a chegada de 14 aeronaves Fokker 100 oriundas da American Airlines, também chegou a operar Boeings 757 e 767 por um curto período.

Em abril de 2010 foi oficialmente adotada a marca Avianca Brasil e crescendo no mercado passou a operar aeronaves maiores da família A320. No ano de 2014 passou a integrar a Star Alliance (onde permaneceu até setembro de 2019) e teve grande expansão de rotas nacionais e internacionais durante os anos de 2017 e 2018, onde chegou a operar com os Airbus A330-200.

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