- Shopping JK Iguatemi, em SP, ganha sala de cinema personalizada da Azul - 19 de março de 2022
- Cessna SkyCourier, novo avião da Textron Aviation, recebe certificação da FAA - 19 de março de 2022
- Azul se despede do último Embraer 190 que estava em sua frota - 25 de fevereiro de 2022

A Airbus iniciou no último dia 17 a utilização de um combustível sustentável (SAF) nas aeronaves que serão entregues a partir das instalações da empresa em Hamburgo (XFW), Alemanha.
De acordo com Christian Scherer, CCO da fabricante europeia, eficiência e sustentabilidade são dois pilares fundamentais que a Airbus e seus clientes buscam, principalmente visando reduzir os impactos ecológicos deixados pela indústria aeronáutica.
Partindo de XFW, a primeira companhia que receberá uma aeronave com o combustível sustentável será a canadense Air Transt. Na realidade, serão dois Airbus A321LR trasladados para Montreal (YUL) e a previsão é que o SAF melhore em torno de 10% a eficiência das aeronaves durante os voos de entrega.
“É uma honra para nós e um sinal de confiança da Airbus ser o primeiro cliente a tirar proveito dessa nova opção de entrega em sua fábrica na cidade de Hamburgo”, disse Jean-François Lemay, Presidente e Gerente Geral da Air Transat.
“Portanto, esta iniciativa faz parte do nosso compromisso em reduzir nossa própria pegada de carbono e, ao mesmo tempo, contribuir para o alcance das ambiciosas metas de descarbonização do setor aéreo”, concluiu o executivo.
Sendo certificado pela FAA e pela EASA em 2018, o Airbus A321LR tem alcance de 4.000 milhas náuticas com até 206 passageiros, utilizando combustível extra armazenado em três Tanques Centrais Adicionais (ACTs – Additional Center Tanks).
Além disso, incorpora uma estrutura de fuselagem modificada com novos arranjos de portas, juntamente com uma capacidade máxima de peso máximo de decolagem (MTOW) de até 97 toneladas.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>