Saiba porque o céu é azul

Você já se perguntou porque o céu é azul e ainda não chegou na resposta? A explicação por trás do fenômeno vem da forma como a luz se espalha pelas moléculas de ar na atmosfera. Entenda porque isso acontece.

A luz do sol parece branca, mas é realmente composta de todas as cores do arco-íris. Quando a luz branca brilha através de um prisma, a luz é separada em todas as suas cores. 

Alguma luz viaja em ondas curtas e “agitadas”. Outra luz viaja em ondas longas e “preguiçosas”. As ondas de luz azul são mais curtas que as ondas de luz vermelha, por exemplo.

A luz solar atinge a atmosfera da Terra e é espalhada em todas as direções por todos os gases e partículas no ar. A luz azul é espalhada em todas as direções pelas minúsculas moléculas de ar na atmosfera da Terra. O azul está mais espalhado que outras cores porque viaja como ondas menores e mais curtas. É por isso que vemos um céu azul na maioria das vezes.

A fotosfera do nosso Sol é tão quente, a quase 6.000K, que emite um amplo espectro de luz, do ultravioleta nas energias mais altas e no visível, do violeta até o vermelho e depois profundamente na parte infravermelha do o espectro. A luz de energia mais alta também é a luz de menor comprimento de onda (e alta frequência), enquanto a luz de energia mais baixa tem comprimentos de onda mais longos (e baixas frequências) do que os equivalentes de alta energia.

À medida que a luz solar tem passado através de todo esse ar atmosférico, as moléculas dos gases dispersam e re dispersam a luz azul muitas vezes em várias direções, fazendo com que o céu fique azul. Se pudéssemos ver o ultravioleta com muita eficiência, o céu provavelmente pareceria mais violeta e ultravioleta.

Porém durante o nascer ou o pôr do sol, a luz precisa passar por uma camada mais espessa da atmosfera para alcançar seus olhos, permitindo que o vermelho e amarelo brilhem e, desta forma, deixam o céu nessa coloração no início e final de cada dia.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!