Qual companhia é a maior operadora de aviões Fokker nos dias de hoje?

Foto: Galeria Alliance Airlines ©

Uma das fabricantes mais antigas do mundo, apesar de extinta no ano de 1996, ainda continua pelos céus do mundo, mesmo que com poucas aeronaves. Fundada no ano de 1912 por Anthony Fokker, a fabricante holandesa contribuiu muito para o desenvolvimento da aviação, inclusive no Brasil.

Além de inúmeros aviões militares produzidos na primeira guerra mundial, a aviação comercial passou a ser o foco da fabricante até seus últimos dias, antes de encerrar suas atividades. A divisão comercial teve com um de seus maiores sucessos o jato Fokker 100, que foi largamente utilizado no Brasil até o ano de 2014, antes de ser aposentado pela Oceanair (Avianca Brasil).

Sucesso na Austrália

O país da Oceania abriga a maior quantidade de aeronaves da Fokker ativas, ainda operadas pela Virgin, Qantas e Alliance Airlines, a companhia que é a maior operadora de Fokker’s atualmente no mundo. A empresa que opera com 3 modelos de aeronaves e possui um total de 47 unidades em sua frota, de acordo com dados do site Air Fleets.

Fokker 50

Fokker 70

Fokker 100

Pinturas incríveis nos Fokkers da Alliance

Fokker nas Américas hoje em dia

Atualmente, apenas duas companhias nas Américas operam com aeronaves da fabricante holandesa, a Air Panama, do Panamá com quatro unidades do Fokker 50 e cinco do Fokker 100, e a companhia JetAir, de Curaçao, com dois Fokker 70 oriundos da KLM.

Trajetória no Brasil

A história da fabricante com a aviação brasileira foi marcada por alguns acontecimentos tristes, porém, as aeronaves da Fokker foram de tremenda importância para o desenvolvimento especialmente da aviação regional brasileira. Confira uma matéria especial a respeito dessa trajetória incrível, especialmente do Fokker 100 no Brasil.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!