LATAM inicia processo de devolução de aeronaves

O PR-XTA (foto) foi o primeiro Airbus A350 das Américas.

O Grupo LATAM iniciou essa semana o processo de devolução de aeronaves, conhecido como redelivery, como parte do processo do Chapter 11 nos Estados Unidos. Ao todo são 13 aeronaves da família Airbus somente na LATAM Brasil.

Por conta de algumas aeronaves na filial brasileira ser sub-arrendadas (subleasing) da matriz chilena, também fizeram parte do acordo. Entre elas, está o primeiro Airbus A350 das Américas, o PR-XTA. Em 2015, a LATAM Brasil ainda com a marca TAM, tornou-se a primeira operadora das Américas do novo jato da Airbus e a quarta no mundo.

Outras aeronaves da matriz chilena também estão previstas a deixar a frota da companhia. Entre elas, estão alguns Airbus A321 e quatro Boeing 787-9 Dreamliner.

Segundo o jornal Estadão, as aeronaves estão distribuídas nos seguintes aeroportos:

  • Seis no Centro de Manutenção da LATAM Brasil em São Carlos (QSC);
  • Quatro em São Paulo (GRU);
  • Três no Rio de Janeiro (GIG).

O Grupo LATAM também está em fase de renegociação com cerca de 130 aeronaves, sendo que 91 delas estão na LATAM Brasil. Essa fase é natural no período que a aviação está enfrentando devido a crise econômica mundial, juntamente com o processo de entrada da Chapter 11 nos EUA. Ou seja, ainda não há previsão dessas aeronaves se ficarão de posse do Grupo LATAM ou se serão devolvidas.

Uma redução de aeronaves nessa proporção, faria o Grupo LATAM diminuir em quase metade de toda a sua capacidade. No Brasil, as 91 aeronaves representam mais de dois terços de toda a frota.

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