China Express compra 100 aeronaves da COMAC

A companhia aérea chinesa China Express, fechou uma encomenda de 100 aeronaves da fabricante COMAC, incluindo os modelos ARJ21 e C919 que serão entregues a partir deste ano.

As primeiras unidades entregues serão do jato regional ARJ21, que teve seu programa de desenvolvimento iniciado em 2008, porém só finalizou o processo de certificação com êxito em 2015.

Esse jato regional, com características similares Mcdonnell Douglas MD-80, conta com duas versões, -700 e -900, com capacidade para até 105 passageiros. Até o momento, apenas 28 unidades foram produzidas e entregues para companhias aéreas, todas da China.

De maneira similar, o jato C919, que promete ser o concorrente direto do Airbus A320 e do Boeing 737, ainda passa por um longo processo de certificação, onde a Ryanair até o momento é a única companhia aérea não-chinesa interessada no modelo. O jato possui configuração para até 168 passageiros, dependendo da configuração escolhida por cada companhia aérea, com alcance de até 5400 km.

A COMAC é uma empresa aeroespacial estatal chinesa, e desde a sua criação, tem como objetivo brigar de frente com as gigantes Airbus e Boeing.

Com a compra de mais de 100 unidades realizada pela China Express, a fabricante chinesa ganha fôlego para alçar voos mais altos para conquistar mercados dominados pelas duas outras fabricantes, o que inclui o desenvolvimento de widebodies para concorrer diretamente com o Boeing 767 e o Airbus A330.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!