As pinturas especiais da GOL em 19 anos de história

PR-GUH, PR-GUM, PR-GUO e PR-GUP: Copa do Mundo 2014

Desde 2013 a GOL é a patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Futebol, a nossa seleção. Inicialmente a companhia preparou o PR-GUH com o adesivo “Transportadora Oficial da Seleção Brasileira” no lugar aonde era aplicado o site de reservas.

Logo em seguida prepararam o PR-GUM para receber a primeira pintura completa para a seleção. Em 2017, a aeronave teve a pintura atualizada para a novo logomarca na fuselagem e nos winglets.

Em 2014 foi a vez dos PR-GUO e PR-GUP. O primeiro foi bastante polêmico na época: a GOL contratou os grafiteiros OSGÊMEOS para desenvolver uma pintura que simbolizasse a torcida brasileira. Porém devido ser bastante chamativo com a sua cor amarela em destaque, logo os spotters apelidaram de “bananão”.

Já o PR-GUP recebeu dois esquemas especiais, sendo que um deles voou apenas um único dia em três voos. A Guaraná Antártica realizou uma campanha com o Cafú e Cláudia Leitte como comissários em um voo entre São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Pouquíssimos spotters conseguiram registrar a pintura.

O que foi pouco observado na época, é que o jato já contava com a pintura especial desenvolvida através de um concurso popular por debaixo do adesivo que cobria quase toda a fuselagem. Esse concurso permitia que as pessoas enviassem desenhos para o próximo avião que iria transportar a seleção.

Oito dias depois que voou com o esquema da Guaraná, entrou na malha com a pintura do concurso. Durante os jogos, a GOL adicionou a gíria “éTois” que era dita pelo atacante Neymar Jr.

A seleção brasileira só podia viajar entre as cidades sede da Copa do Mundo de 2014 a bordo de alguma dessas aeronaves.

PR-GXI e PR-GXQ: Outubro Rosa

Ainda em 2014 a GOL lançou uma campanha sobre o conhecido Outubro Rosa, para conscientizar sobre o câncer de mama. A companhia contou com dois Boeing 737-800, matrículas PR-GXI e PR-GXQ, que receberam o laço rosa ao lado da logomarca na fuselagem.

PR-GUK: Canarinho

Em 2017, a GOL continuou sendo a patrocinadora da CBF. E apesar de não ter transportado a seleção para a Copa das Confederações 2017 e a Copa do Mundo 2018, na Rússia, desenvolveu o “Voa Canarinho”. O esquema especial contava com o pássaro na cauda e a descrição “Rumo ao Hexa” na frente da aeronave.

A curiosidade do “Voa Canarinho” é que no primeiro momento, a aeronave tinha sido adesivada. Porém um ano depois a GOL finalmente removeu o adesivo e aplicou tinta para formar as cores especiais, incluindo ainda o desenho de bola de futebol no nariz.

PR-GUO: Rock in Rio 2017

O Boeing 737-800 matrícula PR-GUO voltou a ter esquema especial em 2017. O jato recebeu uma adesivagem logo após a logomarca da GOL na fuselagem até sua cauda como propaganda do clássico evento Rock in Rio 2017. O PR-GUO voou cerca de um ano assim, quando removeram a adesivagem definitivamente.

PR-GTM: TV ao vivo a bordo

Para comemorar a parceria com a TV Globo, que transmite programação de alguns de seus canais ao vivo através da conexão wi-fi das aeronaves de forma gratruita, a GOL preparou o segundo “laranjão” da sua história. Para essa pintura, foi escolhido o Boeing 737-800 matrícula PR-GTM.

O jato conta ainda com um desenho de uma pessoa feliz ao estar conectada com seu smartphone na internet. Uma curiosidade dessa pintura, é que diferentemente da nova pintura da companhia, o estabilizador vertical conta com os elos invertidos.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!