As companhias aéreas latinas mais populares nas redes sociais

Estar conectado na internet nos dias de hoje virou padrão de vida para muita gente. Seja para lazer ou trabalho, a internet está presente em boa parte da população hoje em dia, e cada vez mais na palma das nossas mãos.

No mundo corporativo, as pessoas encontraram uma forma muito mais rápida para demonstrar insatisfação com um produto ou serviço adquirido. E dependendo da quantidade de seguidores e amigos que a pessoa possui, rapidamente viraliza o conteúdo.

Na aviação não foi diferente e para isso as companhias aéreas devem estar preparadas para qualquer crítica que receber através de redes sociais o quanto antes. Assim evita o chamado viral e atingir mais pessoas com conteúdo negativo sobre a companhia.

Procuramos a GOL para saber um pouco mais sobre o setor responsável por cuidar das redes sociais, e a Valeria Nogueira Franco, Gerente executiva de Relacionamento com o Cliente falou um pouquinho sobre o ritmo de trabalho, os focos e muito mais.

“Além da preocupação de que o perfil do time seja adequado ao universo das redes sociais, buscamos interagir sempre alinhados aos valores e à cultura da GOL. Nosso foco principal está voltado para relacionamento e resolutividade. A expressão por trás da nossa marca, o nosso jeito de falar e escrever nos distingue e nos aproxima cada vez mais do nosso público. Nossa equipe é frequentemente incentivada a pensar de forma inovadora, ágil e criativa.

Gostamos de ser alegres, humanos, e de personalizar as nossas respostas. Temos um cuidado especial em manter o bom senso e o respeito quando os temas são mais delicados. Em resumo, queremos descomplicar procedimentos e utilizar uma linguagem clara, fácil e objetiva, além de ser um forte ponto de contato entre as pessoas e a Companhia.

Quase toda a frota da GOL possui Wi-Fi instalado para os clientes ficarem conectados.

Respondemos todas as questões dos Clientes que interagem conosco nos perfis oficiais da GOL no Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn, ou nas páginas de terceiros, marcando o @ dos nossos perfis. O objetivo é responder mais rápido casos urgentes, como por exemplo, passageiros que estejam em viagem e necessitam de auxílio ou resolver um problema, ou alguém que esteja enfrentando dificuldades para realizar uma compra on-line, entre outros. Mas, a atenção também é especial aos casos de dúvidas, curiosidades, viajantes de primeira viagem, pessoas que gostariam de trabalhar conosco, fãs da marca, spotters etc. O universo de temas e interações é sempre muito variado, o que traz um ritmo interessante e desafiador.

O time que atende às redes sociais da GOL permanece conectado 24 horas por dia, dividido em turnos de trabalho e com escalas predefinidas. Atualmente, devido ao cenário da pandemia, reduzimos a janela de atendimento provisoriamente, mas mantivemos o foco em ter um tempo de resposta satisfatório para o nosso público.

A velocidade da informação é o que mais exerce influência nesse tipo de trabalho; dessa forma, um dos maiores desafios é criar fluxos que funcionem perfeitamente em pouco espaço de tempo e manter a tomada de decisões sempre muito assertiva em um cenário de crise, por exemplo. Os usuários têm, literalmente, o poder na palma da mão, e muitas vezes estão impacientes, sempre empoderados, mas nunca estão sozinhos. Diferentemente de outros canais de relacionamento, a exposição também conta muito.

Embora estejamos sempre de olho nas novidades do mercado e utilizando as melhores ferramentas de monitoramento atualmente disponíveis, é importante dizer que algumas limitações técnicas das próprias redes sociais impactam diretamente na forma de interagir com os usuários, e que a segurança das informações pessoais e dados dos Clientes também é uma preocupação constante.

Mas afinal, quais as cinco companhias aéreas na América Latina mais populares nas redes sociais com quantidade de seguidores no Facebook e Instagram?

1º Lugar: LATAM Airlines

A LATAM Airlines não só é a maior companhia aérea latina mas como também a que possui mais seguidores nas duas redes sociais.

Ao todo são quase 12 milhões de curtidas na principal rede social, Facebook. No Instagram, são 1,8 milhões de seguidores.

2º Lugar: Azul

A Azul é a segunda mais querida nas redes sociais. São 4,1 milhões de curtidas no Facebook e 793 mil seguidores no Instagram.

Tudo isso em uma companhia aérea jovem com dez anos de existência apenas.

3º Lugar: GOL

A GOL é a terceira companhia no ranking de seguidores. São aproximadamente 3,6 milhões no Facebook e 864 mil no Instagram.

Porém, a página é uma das mais ativas nas respostas de outros usuários quando marcam a companhia em qualquer rede social.

4º Lugar: Avianca

A Avianca Holdings possui quase 3 milhões de curtidas em sua página no Facebook. No Instagram são 445 mil seguidores.

Por tanto, a companhia que completou 100 anos recentemente, ficou no quarto lugar.

5º Lugar: Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas, ocupa o quinto lugar com 1,9 milhões de curtidas no Facebook. Já no Instagram a principal companhia aérea da Argentina possui 526 mil pessoas que curtiram a página.

Bônus: Copa Airlines

Apesar de possuir mais curtidas no Instagram que a Aerolíneas, a Copa Airlines ficou uma posição atrás da Aerolíneas. A companhia possui 657 mil curtidas no Instagram e 1,6 milhões no Facebook.

Curiosidades

As companhias aéreas geralmente dividem suas redes sociais de acordo com o país que o usuário acessa.

Assim, quem estiver no Brasil por exemplo, terá acesso à página da LATAM Airlines em português. Nos demais países, a página é exibida em espanhol e em inglês. No Instagram, a companhia adere ao conteúdo nas três línguas em todas as publicações.

O mesmo acontece com a Copa Airlines no Facebook. Devido ao grande mercado que o Brasil representa para a companhia, criou uma página dedicada para os brasileiros.

Apesar da Aeromexico ser uma das maiores companhias da região, não conseguimos encontrar página no Facebook. No Instagram, a companhia possui 318 mil seguidores apenas.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta