- WestJet pode demitir mais funcionários - 28 de fevereiro de 2021
- Confira o pouso do Antonov em Belém da visão do comandante - 27 de fevereiro de 2021
- JetBlue recebe primeiro A321neo com a nova classe executiva - 27 de fevereiro de 2021

Apenas 16 anos após o seu voo inaugural, e com aposentadoria acelerada pela crise instalada pela pandemia, o Airbus A380 está chegando ao final de sua vida na linha de produção, prevista para encerrar as atividades no começo de 2021.
Nessa semana, a fabricante europeia recebeu a última fuselagem nova fabricada para o “Superjumbo francês”, que foi avistada ao sair da fábrica na cidade francesa de Saint-Nazaire, antes da chegada à fábrica em Toulouse (TLS).
O programa do Airbus A380 foi iniciado em Dezembro de 2000 para competir com o Boeing 747, sucesso de vendas da Boeing. O primeiro voo só aconteceu cinco anos depois, após atrasos com problemas elétricos na aeronave, que aumentaram o custo do projeto.
Em 2007, a primeira aeronave foi entregue para a Singapore Airlines, que ao longo dos anos recebeu um total de 15 aeronaves. A principal companhia aérea de Singapura também foi responsável pela primeira aposentadoria do modelo, que com apenas dez anos de uso, foi levada para o “cemitério” no final de 2019.
A empresa onde o modelo teve maior sucesso, e que recebeu quase metade de todas as unidades fabricadas, foi a Emirates, que totalizou 115 A380’s recebidos até o presente momento.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>