Administração do aeroporto da Pampulha será transferida para governo estadual

CNF ao vivo – Foi assinado nesta quarta-feira (17) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Frentas, uma portaria que transfere o aeroporto da Pampulha (PLU) para o governo do estado de Minas Gerais. A transferência deve acontecer até o dia 31 de dezembro deste ano. O aeroporto central de Belo Horizonte, é palco de disputas entre companhias aéreas e governo federal para sua reabertura.

“A transferência da gestão do Aeroporto da Pampulha é uma antiga demanda do Governo de Minas Gerais e significa o início do processo de transformação do aeroporto, que possui importância estratégica para o estado”, afirmou o ministro Tarcísio.

A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas comentou sobre a transferência: “A delegação do Aeroporto da Pampulha para o Estado de Minas Gerais é resultado do mútuo entendimento entre Estado e União quanto à vantajosidade do modelo para ambos. Com a delegação e futura concessão do aeroporto, o Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade busca adotar um modelo eficiente de operação e exploração do aeródromo, que coadune com as políticas de desenvolvimento sustentável da aviação em Minas Gerais e do vetor norte da RMBH. Para tanto, a Seinfra estudará o melhor modelo para operação do aeródromo. Importante destacar que a Infraero continuará responsável pela operação até dezembro de 2020”.

Durante as rodadas de concessões dos aeroportos no ano passado, foi estudado a possibilidade da privatização da Pampulha. O modelo que poderia ser proposto, era que a empresa que fosse a vencedora das disputas, iria levar também os 49% da gestão da BH Airport que é de domínio da Infraero, empresa que administra o aeroporto de Confins (CNF).

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!