- Alitalia pousará em Recife com Boeing 777 - 30 de outubro de 2020
- ANAC posterga porte obrigatório da CHT Digital para 2021 - 4 de agosto de 2020
- Qatar deve retomar voos com o A380 apenas em 2021 - 23 de julho de 2020

A gasolina de aviação, também conhecida por AVGAS, é o combustível utilizado predominantemente em aviões e helicópteros de pequeno porte, que possuem motores à pistão com ignição por centelha.
A gasolina é identificada por um número de octanagem, que designa o valor antidetonante da mistura de combustível no cilindro do motor. Quanto maior este grau, mais pressão o combustível pode suportar sem detonar.
O AVGAS contém um aditivo de chumbo tetraetila, altamente tóxico, para atingir altas taxas de octanagem e recebe corantes de acordo com a sua classe para facilitar a verificação visual. Por exemplo, o AVGAS 100LL (de Low Lead – baixo chumbo) que é o tipo de combustível mais usado pelos motores aeronáuticos a pistão, recebe o corante azul.

Além do corante azul, também existem os corantes para as outras octanagens, porém estes deixaram de ser utilizados. São eles: Vermelho 80/87, Verde 100/130 e Roxo 115/145.
Já as aeronaves equipadas com motores à reação, o combustível empregado é o querosene aeronáutico (JET A). Este, por sua vez, não recebe a adição de corantes em sua composição, tendo a característica de ser incolor.
Vale lembrar que o abastecimento de AVGAS deve ser cercado de cuidados, ser feito sempre em lugares abertos e ventilados, aterrando-se a aeronave para evitar o surgimento de faíscas provocadas pela eletricidade estática.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>