Você sabia que o combustível de avião é azul? Entenda

Abastecimento de uma aeronave com AVGAS – Foto: BR Aviation

A gasolina de aviação, também conhecida por AVGAS, é o combustível utilizado predominantemente em aviões e helicópteros de pequeno porte, que possuem motores à pistão com ignição por centelha.

A gasolina é identificada por um número de octanagem, que designa o valor antidetonante da mistura de combustível no cilindro do motor. Quanto maior este grau, mais pressão o combustível pode suportar sem detonar.

O AVGAS contém um aditivo de chumbo tetraetila, altamente tóxico, para atingir altas taxas de octanagem e recebe corantes de acordo com a sua classe para facilitar a verificação visual. Por exemplo, o AVGAS 100LL (de Low Lead – baixo chumbo) que é o tipo de combustível mais usado pelos motores aeronáuticos a pistão, recebe o corante azul.

AVGAS 100LL após ser drenado da aeronave

Além do corante azul, também existem os corantes para as outras octanagens, porém estes deixaram de ser utilizados. São eles: Vermelho 80/87, Verde 100/130 e Roxo 115/145.

Já as aeronaves equipadas com motores à reação, o combustível empregado é o querosene aeronáutico (JET A). Este, por sua vez, não recebe a adição de corantes em sua composição, tendo a característica de ser incolor.

Vale lembrar que o abastecimento de AVGAS deve ser cercado de cuidados, ser feito sempre em lugares abertos e ventilados, aterrando-se a aeronave para evitar o surgimento de faíscas provocadas pela eletricidade estática.


Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!