Saiba qual é o aeroporto mais movimentado do mundo devido à pandemia

Por 21 anos consecutivos o aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, em Atlanta, no estado americano da Georgia, ocupava o topo do ranking mundial sendo o mais movimentado do mundo, por onde passaram mais de 107 milhões de passageiros em 2019. No entanto, devido as restrições de viagens e o cancelamento de voos por todo o mundo, fizeram com que o título de aeroporto mais movimentado mudasse de mãos, devido à pandemia.

Agora, o Anchorage International Airport, do Alasca, na América do Norte, é dono do título com maior número de voos diários. No dia 2 de maio, por exemplo, este pequeno aeroporto recebeu 744 voos, enquanto em Atlanta foram 529 voos, ficando em terceiro lugar, perdendo também para Chicago, que recebeu 579 voos no mesmo dia.

Segundo relatório divulgado pela Airports Council International, a pandemia afundou o tráfego aéreo de passageiros em mais de 90%. Por outro lado, ocorreu um aumento significativo no transporte de cargas, o que justifica a procura repentina por voos com escalas em Anchorage, este aeroporto já era o quinto mais movimentado na categoria de cargas no mundo, devido a sua localização estratégica.

Partindo de Anchorage, é possível chegar a 90% dos principais centros industrializados do mundo com voos de 9 horas e meia de duração, em média. Por este motivo, o pequeno aeroporto do Alasca se transformou em um ponto fundamental dos voos de importação de equipamentos necessários para o combate da pandemia, que vem devastando vários países ao redor do mundo.

Carregamento em um Airbus A330-900Neo

Dos voos partindo da América do Sul com destino a Ásia, o ponto estratégico para escalas está sendo Amsterdam, na Holanda. As companhias áreas LATAM e Azul vem realizando voos humanitários de transportes de cargas com insumos de combate ao vírus.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta