Saiba o significado dos números nas pistas de pouso e decolagem

Pista 36 – Recife (SBRF)

Você já reparou que as pistas de pouso e decolagem sempre tem algumas faixas e números gravados em sua superfície? Nesta matéria especial, vamos explicar um pouco mais sobre o que há por trás da pintura destes números nas pistas ao redor do mundo.

Para facilitar a compreensão, você deve usar uma bússola como referência, esta, é um círculo de 360°, onde 360 (ou 000) é o Norte, 90° é o Leste, 180° é Sul e 270° Oeste, conforme a figura abaixo.

Lesson 6: Airport Operations | The Drone Coach
Pistas situadas sob um transferidor de 360°, semelhante a uma bússola

Ora, mas por que a cabeceira 04 fica situada sob os 220° e a cabeceira 22 sob 040° no compasso, isto não está errado? Não! Acontece que as cabeceiras são definidas para onde uma aeronave sob ela está apontando. Logo, ao alinhar sob a cabeceira 04, você estará olhando para o rumo 040°.

As pistas são numeradas de 01 até 36 para se correlacionarem com os 360° de uma bússola magnética, e a regra é tirar o último dígito do rumo da pista e se este for igual ou maior que 5, arredondar a dezena para cima, caso for menor que 5, permanece a mesma dezena. Exemplo: 092° – Cabeceira 09; 097° – Cabeceira 10.

As designações das pistas mudam com o passar do tempo, porque os pólos magnéticos derivam lentamente na superfície da Terra e, consequentemente, o rumo magnético mudará. Dependendo da localização do aeroporto e de quanto foi a derivação, com o tempo, pode ser necessário mudar a designação da pista.

Pista 16L – Base Aérea de Natal (SBNT)

Há também casos onde a numeração é seguida por letras, estas situações ocorrem quando há mais de uma pista paralela, com a mesma numeração, no mesmo aeródromo. A letra “L”, significa que esta é a pista situada à esquerda, a letra “C”, indica que é a pista situada ao centro, já a letra “R”, significa que é a pista situada à direita.

Para casos de pistas paralelas, podemos citar dois clássicos exemplos no Brasil, o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), que conta com as pistas 09L/R e 27L/R e o Aeroporto Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, que possui as pistas 02L/R e 20L/R.


Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!