Recife terá nova torre de controle e será sede do APP Nordeste

Nesta terça-feira (17), foi divulgado no site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) o que deve vir a ser o novo APP Nordeste I e a nova torre de controle do Aeroporto do Recife.

Com a implementação deste novo controle de aproximação (APP Nordeste) e a modernização da infraestrutura da torre, deve ser disponibilizado aos usuários do espaço aéreo um serviço mais seguro, ordenado e rápido.

O APP Nordeste I é um projeto de concentração de APP e deverá agrupar os APP de Fortaleza, Natal, Maceió e Recife, em Recife, no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), localizado na capital de Pernambuco.

Além disso, deve ocorrer a implantação do APP Sudeste, que reunirá o APP Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, no APP Guaratinguetá, em São Paulo e o APP Centro-Oeste, que reunirá o APP Brasília e Anápolis, em Anápolis.

006
Implantação do APP Nordeste I – Força Aérea Brasileira

Cabe destacar que, em Recife, além do APP Nordeste I está prevista, também, a construção de uma nova Torre de Controle para o Aeroporto Internacional de Recife – Gilberto Freyre.

A nova torre terá aproximadamente 34 metros de altura e concentrará os equipamentos mais avançados empregados no Brasil como, por exemplo, um sistema integrado com status da iluminação, auxílios à navegação e meteorologia.

004
Futura torre de controle Recife – Força Aérea Brasileira (FAB)

A estimativa do cronograma de construção da infraestrutura é de três anos, com conclusão em abril de 2023. Já a instalação e integração da primeira fase dos sistemas operacionais de controle de tráfego aéreo deve ocorrer em abril de 2024, com transferência das instalações da Torre Recife e dos APP.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta