- Alitalia pousará em Recife com Boeing 777 - 30 de outubro de 2020
- ANAC posterga porte obrigatório da CHT Digital para 2021 - 4 de agosto de 2020
- Qatar deve retomar voos com o A380 apenas em 2021 - 23 de julho de 2020
Neste sábado (09) a Qatar Airways pousou pela primeira vez na América Latina com o Airbus A350-1000 operando um voo comercialmente. O voo QR773 pousou às 17h57 em São Paulo (GRU), após 15h50 de sua decolagem em Doha (DOH) e foi recebido com um tradicional batismo pela Seção de Combate à Incendio do GRU Airport.
O voo inaugural com este modelo foi operado pela aeronave de matrícula A7-ANJ, recebida em Setembro de 2019, com capacidade para até 327 passageiros, sendo 46 na Classe Executiva, com a nova QSuite, e 281 na Classe Econômica.
Conforme anunciamos aqui no Ponte Aérea, este voo tem previsão de acontecer com o Airbus A350-1000 somente até o dia 31 de Maio de 2020, três vezes por semana (Terças, Quintas e Sábados), tratando-se de uma substituição pontual de equipamento. O voo entre Doha e São Paulo era realizado anteriormente com o Boeing 777-200LR com capacidade para até 272 passageiros.
Além do Airbus A350-1000 ter uma vantagem de 55 poltronas a mais que o Boeing 777-200LR. Também possibilita uma grande economia no consumo de combustível com seus dois motores Rolls-Royce Trent XWB-97 tendo até 97,000lbs de empuxo cada.
Confira o vídeo exclusivo feito pelo Ponte Aérea do Batismo do Airbus A350-1000 da Qatar na chegada à São Paulo (GRU)
A350 na América Latina
Atualmente a LATAM Brasil é a única operadora do Airbus A350 da América Latina, porém com a sua variante menor A350-900, com alcance de até 15.000KM (8.100NM). Em comparação com a versão 1000, ficando para trás dos 16.100KM (8.700M) do irmão maior.
Vale ressaltar que três Airbus A350-900 da LATAM Brasil estão operando para a Qatar com a pintura da brasileira e matrícula do Qatar (A7-AMA/ A7-AMB/ A7-AQA). Porém devem retomar para a frota da companhia até o final de 2021.
Sobre o Airbus A350-1000
Medindo quase 74 metros de comprimento, 64,75m de envergadura e 17m de altura, o A350-1000 é a segunda aeronave mais longa já construída pela fabricante europeia. Também é o maior bimotor de dois corredores já construído pela Airbus e possui peso máximo de decolagem de 319 toneladas. Sendo assim, este modelo torna-se o concorrente direto do Boeing 777.
Confira também fotos exclusivas do Ponte Aérea da chegada do Airbus A350-1000 à São Paulo:
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>