Qatar Airways poderá reduzir frota

Últimos posts por Raphael Magalhães (exibir todos)

Já ficou bem claro para as companhias aéreas dos quatro cantos do planeta que a pandemia reduziu drasticamente a demanda de passageiros, o que resultou em cancelamento de voos, estocagem de aeronaves e demissão ou afastamento temporário de funcionários.

Entretanto, o que ainda não se pode prever é quando a demanda aérea retornará a níveis similares ao contexto pré-pandemia, e principalmente, qual o ritmo de retorno e quantidade de pessoas que estarão dispostas a voar no curto/médio prazo.

Diante disso, hoje (11), o CEO da Qatar Airways Akbar al-Baker disse que a empresa pretende diminuir a sua frota de mais de 240 aeronaves em cerca de 25%. Desse quantitativo, a maior parte deve ser estocada, e algumas unidades poderão inclusive ser devolvidas para seus arrendadores, uma vez que segundo Akbar, a Qatar não espera que a demanda retorne aos níveis de 2019 antes de 2023.

Ainda segundo o CEO da companhia aérea árabe, um dos pontos de interrogação para a reestruturação da empresa é em relação aos viajantes corporativos, que compõem uma importante parte da receita da empresa, e depois de tanto tempo acostumados com teleconferências e “home office”, estariam menos inclinados a voar.

Apesar do ambiente desfavorável, a Qatar Airways é uma das empresas que manteve mais voos durante a pandemia atual, chegando ao impressivo número de mais de 1.000.000 de passageiros transportados em voos de repatriação em mais de 100 voos charters programados com este motivo. Complementarmente, a Qatar oferecerá 100.000 passagens gratuitas para profissionais da saúde que atuaram em linha de frente, como forma de retribuição pelo serviço prestado.

Nos próximos meses, a empresa está planejando retomar gradualmente alguns voos interrompidos, que foram reduzidos a 33 destinos durante a pandemia, dentre estes, São Paulo (GRU), o único da América do Sul.

Para o final do mês de junho, a Qatar já planeja mais que duplicar a sua malha atual, voltando a operar voos em cerca de 80 destinos.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

2 thoughts on “Qatar Airways poderá reduzir frota

Deixe uma resposta