- IATA prevê perdas de $84 bilhões no ano; 2021 não recupera - 9 de junho de 2020
- França quer contrapartida por empréstimo bilionário à Airbus - 9 de junho de 2020
- Extinguir assento do meio deve ser tendência no novo normal, dizem especialistas - 9 de junho de 2020
O ‘eCaravan’, maior aeronave com propulsão totalmente elétrica segundo press statement da MagniX, leva nove passageiros e é resultado de uma parceria entre a fabricante de motores magniX e a empresa aeroespacial AeroTEC.

A aeronave, um Cessna 208B adaptado fez seu primeiro voo na manhã de hoje (28) num aeródromo localizado no estado americano de Washington. A aeronave Cessna Gran Caravan é uma das mais popularmente utilizadas para transporte em pequena escala, ou regional, com mais de 2600 unidades voando em cerca de 100 países, diz o press release da magniX.

A versão totalmente elétrica é equipada com um motor de 750 cavalos (560kW) magni500. “Estamos num marco em que a revolução da aviação totalmente elétrica passa a ser possível. Esta é a maior aeronave não-híbrida, ou seja, totalmente elétrica, a voar sem emitir poluentes.” completa a magniX.
O CEO da empresa que fabrica o motor, Roei Ganzarski, disse num comunicado que o setor está sofrendo uma massiva quebra de paradigmas – “As circunstâncias de necessidade do barateamento no custo da operação e no cumprimento de metas ambientais está sendo uma revolução na indústria, e oferecemos esta solução”.
Os resultados do voo, como alcance, autonomia e performance serão revelados após a compilação de dados da telemetria.
No Brasil, a TWO Flex, recentemente adquirida pela Azul e transformada em Azul Conecta, opera uma frota de 17 C208 Caravan com propulsores Pratt & Whitney Canada PT6 e avaliou que está de olho nos desdobramentos do mercado e que considera todas as opções para a ampliação do transporte regional no país, incluindo o Cessna SkyCourier, versão bimotora repaginada do turboélice que teve seu primeiro voo recentemente.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>