Maior aeronave com propulsão totalmente elétrica realiza primeiro voo

O ‘eCaravan’, maior aeronave com propulsão totalmente elétrica segundo press statement da MagniX, leva nove passageiros e é resultado de uma parceria entre a fabricante de motores magniX e a empresa aeroespacial AeroTEC.

Foto: Divulgação

A aeronave, um Cessna 208B adaptado fez seu primeiro voo na manhã de hoje (28) num aeródromo localizado no estado americano de Washington. A aeronave Cessna Gran Caravan é uma das mais popularmente utilizadas para transporte em pequena escala, ou regional, com mais de 2600 unidades voando em cerca de 100 países, diz o press release da magniX.

Foto: Divulgação

A versão totalmente elétrica é equipada com um motor de 750 cavalos (560kW) magni500. “Estamos num marco em que a revolução da aviação totalmente elétrica passa a ser possível. Esta é a maior aeronave não-híbrida, ou seja, totalmente elétrica, a voar sem emitir poluentes.” completa a magniX.

O CEO da empresa que fabrica o motor, Roei Ganzarski, disse num comunicado que o setor está sofrendo uma massiva quebra de paradigmas – “As circunstâncias de necessidade do barateamento no custo da operação e no cumprimento de metas ambientais está sendo uma revolução na indústria, e oferecemos esta solução”.

Os resultados do voo, como alcance, autonomia e performance serão revelados após a compilação de dados da telemetria.

No Brasil, a TWO Flex, recentemente adquirida pela Azul e transformada em Azul Conecta, opera uma frota de 17 C208 Caravan com propulsores Pratt & Whitney Canada PT6 e avaliou que está de olho nos desdobramentos do mercado e que considera todas as opções para a ampliação do transporte regional no país, incluindo o Cessna SkyCourier, versão bimotora repaginada do turboélice que teve seu primeiro voo recentemente.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta