Conheça o voo comercial doméstico mais longo do mundo

A350 French Bee – Foto: Clément Alloing

Conheça o voo comercial doméstico mais longo do mundo, que decolou no dia 14 de maio, quando a companhia aérea francesa French Bee percorreu 16.129km entre Papeete na Polinésia Francesa e Paris na França.

O voo foi realizado pelo Airbus A350-900 de matrícula F-HREY ligando um território ultramarino francês até a França, razão esta que este voo pode ser considerado doméstico.

A decolagem ocorreu no Aeroporto Internacional Papeete Tahiti Faa’a às 10h51 de quinta-feira, 14 de maio, e pousou em Paris-Orly às 15h40, horário local, na sexta-feira, 15 de maio, totalizando 16 horas e 49 minutos de voo.

viagem de abelha francesa
Rota realizada pelo Airbus A350 F-HREY

“O voo foi realizado em condições de desempenho padrão do Airbus A350, com altitude média de 12.500 metros, a uma velocidade de 940 km/ h. As qualidades de consumo de combustível do A350, 25% a menos do que uma aeronave convencional de longo curso, permitiram atravessar esses 16.129 quilômetros.”  Afirmou André Ludovic, Diretor de Operações Aéreas e Piloto Chefe da French Bee.

No voo de ida da França até a Polinésia Francesa, a companhia transportou cerca de 20 toneladas de insumos em apoio à pandemia, com uma escala em Pointe-à-Pitre (PTP), porém no voo de volta não foi realizada nenhuma escala, acarretando neste recorde.

Confira abaixo o vídeo feito pelo canal Aero Por Trás da Aviação contando todos os detalhes deste voo.

Sobre a French Bee

Fundada em 2016, a French Bee é uma companhia aérea francesa de baixo custo, com sede em Paris, França. Seu hub principal é o aeroporto de Paris-Orly. Sua frota é composta atualmente por 3 aeronaves Airbus A350-900, porém a francesa também operou um A330 até Junho de 2019.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta