Avianca Colômbia entra com pedido de Recuperação Judicial

Após a Avianca Brasil, companhia parceira brasileira, ter entrado em processo de recuperação judicial em Dezembro de 2018, hoje (10) foi a vez da Avianca Holdings SA com sede na Colômbia solicitar a recuperação judicial.

 Esta recuperação tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica.

“A Avianca está enfrentando a crise mais desafiadora em nossos 100 anos de história”, disse o CEO Anko van der Werff em comunicado à imprensa.

A Avianca é uma das companhias aéreas mais antigas do mundo e já chegou a operar grandes jatos como o Boeing 747, além de ser motivo de orgulho para os colombianos. A companhia já entrou em falência no início dos anos 2000, da qual foi resgatada pelo empresário Efromovich.

Efromovich cresceu a companhia aérea agressivamente, mas também sobrecarregou a transportadora com dívidas significativas. Efromovich foi demitido da companhia aérea no ano passado em um golpe na sala de reuniões orquestrado pela United Airlines Holdings , mas ainda é o dono formal da companhia.

A Avianca é a terceira companhia aérea da Efromovich a entrar em falência ou fechar negócios nos últimos anos. As companhias aéreas Avianca Brasil e Avianca Argentina deixaram de existir devido a problemas econômicos em seus mercados.

O futuro da empresa ainda é incerto, mas em nota a companhia afirmou que irá reduzir substancialmente as operações no Peru.

A maioria dos 20.000 funcionários da Avianca havia tirado férias sem vencimento como resultado da crise e a transportadora não tinha data certa para retomar as operações devido a atual pandemia, que está com a frota parada desde o final de Março.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

2 thoughts on “Avianca Colômbia entra com pedido de Recuperação Judicial

Deixe uma resposta