- Aquisição de jatos A330 para a FAB tem recursos indeferidos - 6 de março de 2021
- Batismo marca retomada de voos da Copa Airlines em Porto Alegre - 2 de março de 2021
- Após encerrar operações, Air Namibia é colocada em liquidação - 2 de março de 2021
Os Airbus A340 da Air France estão se tornando cada vez mais raros. Recentemente, com a aposentadoria de mais uma unidade, restam apenas três do quadrijato na frota, que estão fora de operação devido a atual crise enfrentada mundialmente e que provocou o armazenamento em massa de aeronaves.
A Air France foi a companhia lançadora do modelo em 1993 e durante sua história operou 30 unidades do Airbus A340. As três aeronaves restantes na frota, do modelo A340-300 tem idade média de 21.7 anos e possuem as matrículas F-GLZK, F-GLZN e F-GLZP. Os aviões operaram entre 2017 e 2019 na subsidiária Joon.

Substituindo os quadrijatos
O principal motivo para a aposentadoria dessas aeronaves, é sua diferença em relação aos bimotores, que são mais econômicos. Percebe-se que aceleradamente as companhias estão a substituir esses aviões.
Tendo em vista a diminuição da demanda no setor aéreo e a grande quantidade de aeronaves fora de operação, algumas companhias anteciparam a aposentadoria de seus gigantes, como o caso da Lufthansa, que retirou definitivamente de operação algumas unidades do A340 e A380.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>