Delta vende sua participação acionária na GOL

A Delta possuía uma participação de pouco mais de 5% na GOL.

A GOL informou em comunicado ao mercado nessa terça-feira (10) que a Delta Air Lines, segunda maior aérea dos Estados Unidos, vendeu toda a sua participação acionária na GOL, que representava mais de 5% das ações da maior companhia aérea brasileira.

A notícia vem meses após o anúncio de que a Delta investiria USD1,9 bilhão por uma fatia de 20% no LATAM Airlines Group, maior competidora da GOL no Brasil. Com o acordo, a Delta iniciou um progressivo processo de alinhamento à LATAM, o que significa por consequência um afastamento da GOL.

Sobre o fim das relações com a GOL, o CEO da Delta, Ed Bastian, afirmou em webcast para investidores e analistas logo após o anúncio da parceria com a LATAM que “nós não tivemos escolha quando a oportunidade da LATAM apareceu”. A parceria entre GOL e Delta foi firmada em 2011 e ampliada nos anos seguintes.

Contudo, essa venda de ações não representa o corte súbito de todas as relações entre GOL e Delta. Assim como a integração entre LATAM e Delta será gradual, assim será o afastamento entre as duas primeiras. Voos em parceria entre GOL e Delta ainda podem ser encontrados nos canais das duas empresas.

Enquanto isso, visando não perder relevância no estratégico mercado americano, a GOL busca parcerias com outras aéreas do país. A Bloomberg informou em novembro que a companhia brasileira está em discussões para se aproximar da American Airlines e da United Airlines.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta