Avianca deve ligar Porto Alegre a Bogotá a partir de março

Atualmente, Porto Alegre já é o único destino da Avianca no Brasil além do Rio e de São Paulo, com voos diários para Lima.

A partir de março de 2020 a Avianca deve inaugurar voos ligando Porto Alegre ao seu hub em Bogotá, na Colômbia. As informações foram obtidas pelo Jornal do Comércio, da capital gaúcha, e confirmadas pela Fraport, concessionária do aeroporto porto-alegrense.

Atualmente, Porto Alegre já é o único destino da Avianca no Brasil além do Rio (Galeão) e de São Paulo (Guarulhos), com voos diários para o seu hub em Lima, operados pelos A320. Entretanto, caso o voo para Bogotá se confirme, a tendência é que o voo para a capital peruana seja possivelmente encerrado.

A Avianca, no último ano, vem tomando diversas medidas para voltar à rentabilidade. Uma das principais é a reestruturação de sua malha, esvaziando o hub de Lima e o fortalecimento do seu hub em Bogotá.

A grosso modo, ambos os hubs oferecem conexões para basicamente as mesmas cidades nas Américas. Contudo, ao contrário de Lima, Bogotá conta com voos também para a Europa; além disso, a operação da Avianca é maior em Bogotá, trazendo uma maior economia de escala para a operação da empresa.

Dessa forma, nos últimos meses diversos voos da Avianca a partir de Lima foram cortados. A maioria das cidades que sofreram cancelamentos e que ainda não eram servidas a partir de Bogotá — notadamente Assunção e Montevidéu — passaram a ser ligadas à capital colombiana.

Mesmo que o voo para Lima se mantenha em paralelo ao voo para Bogotá, entretanto, a Avianca enfrentará competição, ao menos na alta temporada. O primeiro voo da LATAM Peru entre a capital do país vizinho e a capital gaúcha sai de Lima na noite de hoje (14) com destino a Porto Alegre.

Serão três frequências semanais, a princípio apenas durante o verão. A LATAM já reservou voos para o resto do ano no sistema SIROS, da Anac, entretanto ainda não os colocou à venda em seu sistema.

Caso o voo da Avianca se confirme, será a primeira ligação direta regular entre a capital colombiana e Porto Alegre. Por fim, a Colômbia seria o oitavo país diferente servido sem escalas a partir da capital gaúcha.


Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

One thought on “Avianca deve ligar Porto Alegre a Bogotá a partir de março

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!