- Com ‘malha aérea essencial’, ATR transforma-se em peça fundamental para a Azul Cargo - 27 de abril de 2020
- Análise: o custo-benefício da nova Premium Economy LATAM - 26 de janeiro de 2020
- LATAM inicia voos entre Assunção e Brasília em parceria com Paranair - 16 de dezembro de 2019
Doha é o hub da Qatar Airways, parceira e acionista da LATAM.
Em comunicado à imprensa na tarde de hoje (18), a LATAM informou que está avaliando a possibilidade de um voo direto ligando São Paulo (Guarulhos) a Doha, capital do Catar, no Oriente Médio.

Além de ser a capital do país com o quinto maior PIB per capita do mundo, de acordo com dados do FMI, Doha é o hub da Qatar Airways, que possui 10% das ações do grupo LATAM.
Apesar de não fornecer mais informações, a companhia afirma na nota que esse voo “complementaria o código compartilhado bilateral [codeshare] entre LATAM Airlines Brasil e Qatar Airways, implementado em outubro de 2019, e facilitaria mais e melhores opções de viagens no Oriente Médio, Ásia e África”.
Atualmente a Qatar Airways voa diariamente entre Buenos Aires e Doha com uma escala em Guarulhos. Entretanto, devido à crise diplomática envolvendo o Catar e quatro países da região, atualmente o voo precisa fazer uma rota muito maior do que se pudesse sobrevoar a Arábia Saudita, o que implica em custos maiores para a companhia. Segundo a Airways Magazine, o voo ficou uma hora mais longo com a restrição.
Caso a LATAM chegue a operar esse voo, poderá realizar a rota mais curta, já que as sanções, de acordo com a Al Jazeera, se aplicam apenas a aeronaves registradas no Catar. Já que, com o acordo de codeshare, tanto LATAM quanto a Qatar vendem assentos nessa rota, essa poderia ser uma forma da empresa nacional do Catar “driblar” o bloqueio imposto pelos países vizinhos.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>