Grupo IAG compra Air Europa

Grupo que controla a British Airways e Iberia anunciou acordo bilionário.

Em anúncio realizado hoje (04), o Grupo IAG anunciou um acordo para a aquisição da Air Europa, companhia aérea espanhola baseada em Madrid. O acordo faz parte de uma estratégia do grupo para fortalecer o HUB na capital da Espanha, para que possa “bater de frente” com grandes aeroportos europeus, como Paris – Charles de Gaulle, Amsterdã – Schipol e Londres – Heathrow.

Air Europa AirEuropa A330

Apesar de ser comandada pelo CEO da Ibera, Luis Gallego, a marca Air Europa deverá inicialmente ser mantida, pois contribuirá para um acréscimo de cerca de 50% no tráfego de passageiros da Iberia e 10% na IAG, holding que detém as companhias aéreas Aer Lingus, British Airways, Iberia e Vueling. Uma das grandes apostas dessa aquisição é conquistar uma posição de destaque no tráfego entre Europa e a América Latina, principalmente após a saída da LATAM da OneWorld.

“A aquisição da Air Europa significa adicionar uma nova companhia aérea competitiva e lucrativa ao IAG, tornando Madri um importante centro europeu e permitindo que o IAG alcance a liderança do Atlântico Sul, gerando valor financeiro adicional para nossos acionistas”, disse Willie Walsh , CEO do IAG. A companhia aérea espanhola opera voos regulares para cerca de 69 destinos dentro e fora da Europa, contando com uma frota de mais de 60 aeronaves.

A notícia foi muito bem recebida pelo mercado financeiro europeu, com crescimento das ações do grupo nas bolsas de Madrid e Londres. A transação está programada para ser concluída no segundo semestre de 2020, tendo um impacto positivo no lucro por ação durante o primeiro ano e  previsão de retorno do capital investido pelo IAG após esse período.


Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

One thought on “Grupo IAG compra Air Europa

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido pelo Contato Radar!