Governo italiano estuda novo empréstimo no valor de 400 milhões de euros para a Alitalia

A medida foi tomada após o consórcio que estava sendo formado para tentar salvar a Alitalia não lograr êxito.

A Alitalia está para receber do governo italiano um novo aporte financeiro de 400 milhões de euros (equivalente a 441 milhões de dólares) após um consórcio internacional que estava sendo formado para tentar salvar a companhia ser desfeito. Segundo análises de profissionais do setor da indústria, a companhia aérea já gastou cerca de 9 bilhões de euros dos contribuintes italianos.

O premiê Giuseppe Conte disse na terça-feira (26) que o governo segue avaliando alternativas para a companhia aérea. “Não temos uma solução de mercado ao nosso alcance”, afirmou o Primeiro-ministro. Sem novos recursos financeiros, a companhia aérea seria dissolvida, colocando em risco 11.600 empregos e criando uma grande dor de cabeça para o governo.

Boeing 777-200ER Alitalia São Paulo GRU Guarulhos

Além da situação com o governo da Itália, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) não autorizou a entrada da Alitalia na joint venture formado pela Delta Air Lines, Virgin Atlantic e o grupo Air France-KLM. O DOT estabeleceu um prazo de seis meses para que a Alitalia e a Delta cheguem a um acordo comercial para que a companhia italiana enfim possa fazer parte da joint venture. O plano inicial da companhia norte-americana assegurava o direito de cooperação com a Alitalia com base na imunidade antitruste de 2008, enquanto o futuro da companhia italiana fosse decidido.

“Quando a joint venture alterada entrar em vigor, os acordos anteriores envolvendo a Alitalia com as outras partes deixarão de existir, removendo o predicado subjacente à imunidade. O Departamento está ciente de que a Delta está buscando acordos comerciais com a Alitalia para continuar a cooperação com uma joint venture alterada. No entanto, a solicitação de incluir a Alitalia em sua joint venture revisada ainda é prematura”, afirmou o Departamento de Transportes.

 

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

One thought on “Governo italiano estuda novo empréstimo no valor de 400 milhões de euros para a Alitalia

Deixe uma resposta