- Com ‘malha aérea essencial’, ATR transforma-se em peça fundamental para a Azul Cargo - 27 de abril de 2020
- Análise: o custo-benefício da nova Premium Economy LATAM - 26 de janeiro de 2020
- LATAM inicia voos entre Assunção e Brasília em parceria com Paranair - 16 de dezembro de 2019
A ideia é acelerar o início das operações da start-up americana.
Na mesma coletiva de imprensa em que Azul, Embraer e AerCap celebraram a entrega do primeiro Embraer E195-E2, David Neeleman, fundador e atual chairman da Azul, deu mais detalhes acerca do destino dos Embraer de geração antiga da companhia brasileira.

De acordo com o empresário, alguns dos E-Jets de geração antiga devolvidos pela Azul devem passar a operar pela nova empreitada de Neeleman nos Estados Unidos, que atualmente conta com o nome provisório Moxy. A ideia é, com tal movimento, acelerar o início das operações da empresa.
A Moxy já tem contrato assinado com a Airbus para 60 Airbus A220-300, alguns dos quais serão da versão de longo alcance. Entretanto, as primeiras unidades devem chegar apenas em 2021. Neeleman pretende iniciar as operações da empresa antes disso.
Quanto à Azul, a companhia, a partir desse ano, passará a se desfazer dos Embraer de geração anterior a toque de caixa, conforme for recebendo os E2. E essa disponibilidade de E1 no mercado converge diretamente com a “pressa” da Moxy em iniciar os seus voos.
A própria Azul utilizou aeronaves usadas advindas de uma antiga empresa de Neeleman para acelerar o início de suas operações em 2008. O PR-AZL e o PR-AZA, dois primeiros Embraer 190 recebidos pela companhia, vieram da JetBlue.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>