- LATAM lança cinco novas rotas domésticas - 30 de agosto de 2019
- JetSmart recebe autorização da ANAC para operar voos no Brasil - 27 de agosto de 2019
- Airbus A350 da Air France realiza primeiro voo - 27 de agosto de 2019
Governo Federal inaugura novo aeroporto de Vitória da Conquista, na Bahia.
O novo aeroporto de Vitória da Conquista – Glauber Rocha, na Bahia, foi inaugurado nesta terça-feira (23) pelo presidente Jair Bolsonaro. O início das operações comerciais está previsto para a próxima quinta-feira (25).
A obra no valor R$ 105,8 milhões, posssui área de 6,1 milhões de metros quadrados, o aeródromo conta com uma pista com 2.100 metros de extensão e 45 metros de largura, e inclui pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação de energia, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio.

O terminal de passageiros possui 3,5 mil metros quadrados e está localizado nas proximidades da BR-116, a 10 km do centro de Vitória da Conquista. A capacidade do novo terminal é de 500 mil passageiros por ano. A concessionária responsável pela administração do novo aeroporto é a empresa paulista Socicam.
“Trata-se da maior obra da aviação regional do Brasil. E o governo federal deu continuidade a esse trabalho, mostrando que a infraestrutura para nós é uma questão de Estado. É resultado de um esforço coletivo, o que faz com que esse equipamento importante seja entregue agora à sociedade baiana”, afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

O novo aeroporto de Vitória da Conquista – Glauber Rocha, dará acesso a voos regulares para uma população de 2,3 milhões de 100 municípios vizinhos, do estado da Bahia e também de Minas Gerais.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>
Parabéns ao Governo Federal! Essa obra é tanto um marco como um alerta ao governo estadual da Bahia e a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do estado), de não adianta mais construir aeroportos regionais para o hoje. O hoje, já é passado. Basta de pistinhas de 1.500 x 30m em asfalto mole, resistência para no máximo 22 toneladas, puxadinhos para os passageiros e sem voo por instrumento GPS . O Estado da Bahia e o Brasil precisam de aeroportos regionais como esse com capacidade de receber com um nível alto de segurança e conforto as novas aeronaves regionais JATO de 135 lugares e a maciça frota de Airbus A320-NEO e Boeing B737-MAX de 170 a 200 passageiros. Não podemos mais reformar e construir aeroportos pensando somente que os turbuélices de 70 lugares serão eternos e constituirão a maioria na frota das aéreas nacionais. Falta visão do modal ao governo da Bahia e a Seinfra, tanto que só investiu 6,7% do valor da obra. Parabéns a cidade e outros 100 municípios da Bahia e Minas Gerais que serão beneficiados por já termos 2.100 x 45m de pista entre as outras benfeitorias. Esse aeroporto já nasce com ótimas perspectivas de crescimento ao proporcionar a infraestrutura da moderna aviação do século 21. Acho que o Clauber ficaria contente em ter a sua cidade no mapa mundial de linhas aéreas com grandes aeronaves. Saudações & Bons Voos,