- Itapemirim anuncia live no Instagram da chegada do primeiro avião - 19 de fevereiro de 2021
- Itapemirim próxima de receber sua primeira aeronave e tem pintura revelada - 19 de fevereiro de 2021
- Boeing 737 MAX opera hoje pela primeira vez no Santos Dumont - 15 de fevereiro de 2021
Compra deve ser concluída nos próximos dias.
A Guatemala deve finalizar, nos próximos dias, junto com a Argentina, o processo de aquisição de dois jatos de treinamento IA-63 Pampa III, produzidos pela Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA). A compra, estimada em US$ 28 milhões, é a primeira exportação da fabricante em mais de 25 anos, e a primeira dessa aeronave.
Segundo a mídia argentina, as conversas entre os presidentes Mauricio Macri e Jimmy Morales, da Argentina e da Guatemala, respectivamente, iniciaram em 2018, e devem ser concluídas na próxima semana. O Ministério da Defesa argentino confirmou a existência de negociações s com o México, Costa Rica e Paraguai para a aquisição do jato argentino. A Bolívia também demonstrou interesse, mas a compra foi barrada por Israel, que é fabricante de alguns componentes da aeronave.

O IA-63 Pampa é um avião de instrução avançado e ataque leve desenvolvido nos anos 70-80 pela Fábrica Militar de Aviones (atual FAdeA) em conjunto com a fabricante alemã Dornier. O Pampa III é a terceira geração desse pequeno jato argentino, compatível com óculos de visão noturna (NVG) e capacete com display integrado (Helmet Mounted Display), o que aumenta a sua capacidade de ataque. Atualmente a Fuerza Aérea Argentina (FAA) opera aproximadamente 27 unidades do IA-63 Pampa II, de geração anterior, e duas unidades do Pampa III, recebidas em fevereiro desse ano.
O acordo entre os dois países prevê a aquisição de duas aeronaves (com opção para mais três), treinamento das tripulações e técnicos guatemaltecos, e equipamentos de manutenção e apoio.
Contribuiu: Marcelo Garay.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>