França quer participar de programa conjunto da Agência de Defesa Europeia

Programa visa adquirir 8 aeronaves de transporte e reabastecimento.

Continua após a publicidade

A França assinou uma carta de intenção com a Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo e Noruega para participar do programa Multi Role Tanker and Transport Capability (MRTT-C), da Agência de Defesa Europeia (EDA). O programa visa adquirir 8 Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) para serem operados em conjunto entre esses países.

A330 MRTT força aérea francesa
Um A330 MRTT prepara-se para reabastecer caças Dassault Mirage 2000 e Rafale B. Foto: Airbus

O programa MRTT-C é uma iniciativa da EDA, que objetiva operar as 8 aeronaves sempre em conjunto, o que reduz os custos operacionais e aumenta a integração e a interoperabilidade entre os militares desses países. Vale ressaltar que as seis nações fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), e por isso já tem cooperações umas com as outras. As aeronaves serão de propriedade da OTAN e ficarão baseadas nas bases aéreas de Eindhoven (Holanda) e Colônia (Alemanha). O programa de cooperação também inclui equipes médicas de prontidão 24 horas.

O Airbus A330 MRTT é um avião multimissão de reabastecimento em voo e transporte estratégico baseado no A330-200. 60 aeronaves já foram encomendadas, e o modelo já se encontra em operação com as forças aéreas da Austrália, Arábia Saudita, Coréia do Sul, Inglaterra, Emirados Árabes e França.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta