- LATAM lança cinco novas rotas domésticas - 30 de agosto de 2019
- JetSmart recebe autorização da ANAC para operar voos no Brasil - 27 de agosto de 2019
- Airbus A350 da Air France realiza primeiro voo - 27 de agosto de 2019
Segundo maior terminal aéreo dos Estados Unidos planeja ampliação.
Segundo maior aeroporto dos Estados Unidos em número de passageiros, e quarto no ranking mundial, o aeroporto de Los Angeles (LAX) deve receber um pacote de melhorias e ampliação nos próximos anos. Além do movimento natural, os investimentos na estrutura aeroportuária visam também as Olimpíadas de 2028, a cidade será sede do maior evento esportivo do mundo pela terceira vez.
No último ano LAX movimentou 87,5 milhões de passageiros, alta de 3,5%, assumindo a segunda posição dos EUA, atrás apenas de Atlanta (ATL), o terminal aéreo mais movimentado do mundo com 107,4 milhões de passageiros. Localizado a 30 quilômetros do centro, o complexo aeroportuário conta atualmente com quatro pistas paralelas e nove terminais com 128 portões de embarque.
Los Angeles apresenta uma condição pouco comum no mercado norte-americano, poucas cidades do país concentram todas a grandes companhias aéreas em um único aeroporto. Dificilmente aéreas como Southwest Airlines e Allegiant batalham contra American, Delta e United no mesmo território. As majors não possuem larga vantagem entre si na participação de mercado. Essa particularidade rende a LAX o título de terminal aéreo mais competitivo do país.
Abaixo o market share das dez maiores operadoras de LAX em 2018:
- American Airlines – 18,80%
- Delta Airlines – 16,66%
- United Airlines – 14,75%
- Southwest Airlines – 11,40%
- Alaska Airlines – 6,69%
- Spirit Airlines – 2,89%
- Jetblue – 2,02%
- Air Canada – 1,72%
- Virgin America – 1,32%
- Qantas – 1,21%
Com o contínuo aumento no tráfego de passageiros, média de crescimento anual de 6% entre 2013 e 2018, a Los Angeles World Airport (LAWA), operadora do aeroporto californiano pretende investir US$ 11,9 bilhões em melhorias até 2024. A administradora deve concluir ainda este ano o concourse central do Tom Bradley International Terminal, dedicado a maioria das companhias estrangeiras que operam em LAX.
Os planos de ampliação e modernização incluem dois novos terminais, novas taxiways e saídas rápidas na pista 24R/06L, que servem o complexo Norte do aeródromo. Além de atualizações nos terminais atuais em conjunto com as companhias aéreas. O estudo da LAX Airfield & Terminal Modernization propõe a construção de dois terminais, o ‘Terminal 0’ e ‘Terminal 9’, que acrescentariam 23 novos portões.
O novo concourse ‘Terminal 0’ seria construído anexado ao atual Terminal 1, operado pela Southwest Airlines. A instalação com área de 69.213 metros quadrados incluiria 11 posições. O terreno do lado leste que dará espaço ao edifício, atualmente é usado como estacionamento.
No complexo Sul o ‘Terminal 9’ seria utilizado pela United Airlines e parceiras da Star Alliance. Para a construção da estrutura os terminais remotos, operados pela American Eagle e alguns hangares seriam demolidos. O terminal com 109.440m2 adicionará 12 novos portões de embarque.
Uma nova estação seria interligada ao sistema automatizado de movimentação de pessoas, ainda em construção, e conectaria os passageiros aos outros terminais e estacionamentos. O plano de ampliação aguardar os pareceres dos órgãos públicos.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>