- Com ‘malha aérea essencial’, ATR transforma-se em peça fundamental para a Azul Cargo - 27 de abril de 2020
- Análise: o custo-benefício da nova Premium Economy LATAM - 26 de janeiro de 2020
- LATAM inicia voos entre Assunção e Brasília em parceria com Paranair - 16 de dezembro de 2019
O Ponte Aérea compilou os principais acontecimentos na história da companhia em uma linha do tempo. Confira:
No sábado passado (15/12) a Azul completou dez anos de sua primeira operação regular. Após diversos acontecimentos e milhões de passageiros transportados, hoje a companhia é a terceira maior em participação no mercado doméstico brasileiro, apresentando sólido crescimento. Em celebração à data, o Ponte Aérea preparou uma linha do tempo com os fatos essenciais desde a criação da empresa. Confira:
2007 – iniciados os estudos para a criação de uma nova companhia brasileira
Capitaneado por David Neeleman, fundador da americana jetBlue, um grupo de investidores passou a fazer sondagens no mercado de aviação brasileiro. À época, 90% do mercado se concentrava em duas companhias aéreas – Gol e TAM. Neeleman chegou a estudar a compra de uma empresa já existente – como a hoje finada BRA –, mas acabou optando por começar uma companhia do zero.
27/03/2008 – Você Escolhe
Nessa data, foi lançada a promoção “Você Escolhe”, dividida em duas fases. Na primeira, os participantes sugeriam um nome para a nova companhia aérea. Na segunda, os dez melhores iriam para votação popular. O criador do nome escolhido ganharia passagens grátis para o resto da vida na empresa com direito a acompanhante. Na ocasião, foi anunciada também a aquisição de 36 Embraer 195, com opção de compra a 20 e direito a compra de mais 20, totalizando 76 aviões.
No dia 6 de maio foi anunciado que o nome da start-up seria “Azul”. Esse foi o segundo nome mais votado, atrás de “Samba” – mas optou-se por não usar esse nome.
15/12/2008 – os primeiros voos
Às 12h27 decolou de Campinas o primeiro voo comercial da Azul, o AZU4064 com destino a Salvador. Com 88 dos 106 assentos ocupados, o Embraer 190 PR-AZL, batizado “O Rio de Janeiro continua Azul”, pousou na capital baiana às 13h28 horário local, sendo recebido com festa. No mesmo dia o PR-AZA inaugurou voos entre Campinas e Porto Alegre.
13/08/2009 – primeiro milhão de passageiros
Nesse dia a Azul embarcou o seu milionésimo passageiro, feito obtido em menos de oito meses completos de operação – um recorde mundial. Tal marca não foi batida até hoje. Para comemorar, foi realizada uma festa no aeroporto de Campinas, onde o passageiro de número um milhão recebeu como prêmio um ano de passagens grátis com acompanhante pela Azul.
20/07/2010 – encomenda dos ATR
Na feira de Farnborough, a Azul encomendou 20 ATR 72-600, com opção para mais 20. Como a aeronave ainda estava em fase de testes, para adiantar o processo a companhia trouxe 10 ATR 72-200 para a frota, de geração antiga. A proposta do ATR na Azul é alimentar as linhas troncais em seus hubs desde destinos de menor demanda. No dia 1º/03/2011 a empresa iniciou as operações com os -200, inicialmente ligando Campinas a Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.
15/11/2011 – ATR 72-600 entra em operação
Nesse dia a Azul inaugurou os voos regulares com seu turboélice de última geração, após um roadshow apresentando a aeronave para a imprensa e trade pelo país. Hoje o ATR tem um papel fundamental na alimentação das linhas troncais da empresa. No voo entre Ribeirão Preto e Campinas, por exemplo, 93% dos passageiros conectam para outros destinos, em média.
28/05/2012 – Azul anuncia fusão com a Trip
Nesse dia foi anunciado que a Azul se uniria à Trip, então maior regional do país e da América Latina. A transação não envolveu pagamento. Na verdade, se formaria una nova holding, a AzulTrip S.A., com 2/3 do capital pertencente aos acionistas da Azul e 1/3 pertencente aos da Trip. Segundo revelado em uma palestra por Gianfranco Beting, então diretor de marketing da companhia, a fusão se deu como forma de se antecipar a uma eventual compra da Trip pela TAM, o que tornaria a competição no mercado regional inviável para a Azul.
30/08/2012 – mudança de identidade visual
Neste dia foi anunciada a extinção da marca Trip, consolidando a Azul como única remanescente da fusão. Com o fato, também foi revelada uma alteração na marca da companhia. O “u” de Azul foi pintado em um azul mais claro para representar o legado da Trip. Os aviões da antiga Trip receberiam uma pintura “híbrida”, com títulos da Azul mas a cauda nas cores da antiga companhia.
O primeiro Embraer a sair de fábrica com as novas cores foi o PR-AXP, em março de 2013; o primeiro ATR foi o PR-AQB, em novembro de 2012. Para celebrar a fusão, o PR-AXV foi entregue numa belíssima pintura especial.
23/04/2014 – anúncio dos voos internacionais
Foi anunciado o leasing de onze aeronaves widebodies, os primeiros do tipo na Azul, para o início de voos regulares internacionais. Seriam seis A330-200 usados e cinco A350-900 novos de fábrica. Posteriormente, com o agravamento da crise econômica, a Azul desistiu dos A350, optando por A330neo. Além disso, a companhia terminou recebendo mais um A330. O primeiro, PR-AIZ, chegou ao Brasil em 25/06 do mesmo ano.
28/11/2014 – encomenda dos A320neo
A companhia anunciou a encomenda de 63 Airbus A320neo, configurados para 174 passageiros, de modo a fortalecer as principais operações da companhia, e também atender mercados nos quais o Embraer não é tão competitivo ou não atende suficientemente a demanda de carga.
O primeiro neo recebido foi o PR-YRA, batizado “Vida Azul”, em outubro de 2016. Atualmente a Azul já conta com 18 aeronaves da encomenda original.
1º/12/2014 – início das operações aos EUA
A Azul inaugurou nessa data operações diárias entre seu hub em Campinas e Fort Lauderdale, na Flórida. No dia 15, data em que seu primeiro voo completava seis anos, passou a ligar Viracopos e Orlando. Hoje em dia, também voa com os seus A330 para Lisboa.
21/05/2015 – Embraer 195-E2 a caminho
Após carta de intenções firmada no ano anterior, a Azul fechou contrato com a Embraer para a encomenda de 30 Embraer 195-E2, de segunda geração. A companhia deve ser a companhia lançadora do modelo, que tem sua primeira entrega prevista para o primeiro semestre de 2019. Ao fim do ano que vem, a Azul pretende ter recebido duas aeronaves do modelo.
Nesse ano, na feira de Farnborough, a companhia confirmou o direito de compra de mais 21 E2, ampliando a encomenda para 51 aeronaves de última geração da Embraer.
15/12/2016 – primeiros voos do A320neo
Em seu aniversário de oito anos, a Azul iniciou as operações com o A320neo, com capacidade para 174 passageiros. Inicialmente, foram operados voos de Campinas a Porto Alegre e Salvador, assim como no primeiro dia de operações da empresa. A data especial contou com bolo em Viracopos.
10/04/2017 – empresa de capital aberto

A Azul fez sua oferta inicial pública de ações nessa data, na bolsa de valores de Nova York. No dia seguinte, estreou na bolsa de São Paulo. Apenas no primeiro dia, a movimentação nos papéis da empresa atingiu os R$2 bilhões. Atualmente a Azul é negociada na NYSE como AZUL e na BVMF como AZUL4.
12/07/2018 – primeiro cargueiro dedicado
Chegou ao Brasil o primeiro cargueiro dedicado da Azul, um 737-400F de matrícula PR-AJZ, de uma encomenda de duas aeronaves. Atualmente ambas atendem às rotas de maior demanda por carga da companhia, complementando os porões das aeronaves de passageiros. Liga principalmente Campinas a Manaus e Recife, cumprindo também fretamentos.
15/12/2018 – dez anos de operações
A Azul comemorou sua primeira década com festa em Campinas, juntando cada modelo de sua frota – incluindo o Pilatus PC-12, de suporte às operações – para uma foto inédita. Chegou a esse marco com números impressionantes. São mais de cem destinos – sendo onze internacionais -, 120 aeronaves em sua frota e cerca de doze mil funcionários. Além disso, detém a liderança em decolagens domésticas – das quais representa 1/3 e a liderança de mercado na grande maioria das cidades que atende.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>