- LATAM lança cinco novas rotas domésticas - 30 de agosto de 2019
- JetSmart recebe autorização da ANAC para operar voos no Brasil - 27 de agosto de 2019
- Airbus A350 da Air France realiza primeiro voo - 27 de agosto de 2019
Impasse entre AirAsia X e Airbus envolve mudança no pedido realizado em julho. Empresa malaia mostra interesse no Boeing 787.
A empresa malaia de baixo custo AirAsia X está analisando a mudança no pedido de 34 Airbus A330-900, realizado na última edição do Farnborough Air Show, em julho deste ano.
Em julho, durante o Farnborough Air Show, a Airbus anunciou o pedido firme de 34 novos A330-900. A AirAsia X através do seu CEO (Chefe Executivo) Benyamin Ismail, afirma que o acordo assinado com a Airbus, em julho para 34 A330-900 era um memorando de entendimento (MuO – Memorandum of understanding), e que o conselho da empresa não havia assinado o documento. Já o pedido anterior de 66 A330neos, com as entregas marcadas para o final de 2019 está confirmado.

Segundo Benyam Ismail, o número que poderia ser alterado para A321neo não foi decido. “Isso é algo que a equipe está discutindo”, disse o presidente-executivo Benyamin Ismail a jornalistas durante uma conferência da CAPA Center for Aviation.
Uma possível mudança do pedido da AirAsia X seria um grande revés para o programa do A330neo. A AirAsia X será a primeira companhia aérea na Ásia a operar o A330neo, as entregas das aeronaves está prevista para começar no quarto trimestre de 2019.
Além da provável alteração da encomenda, a AirAsia X tem mostrado interesse no Boeing 787 da rival Boeing. A versão -10 do Dreamliner vem sendo analisada pela equipe técnica da empresa, recentemente membros executivos da empresa visitaram as instalações da Boeing.
Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui! br>