Airbus nomeia executivo da ATR Scherer como CCO após Schulz renunciar

A Airbus está enfrentando mais turbulências de liderança depois que o diretor comercial Eric Schulz renunciou em 13 de setembro.

A fabricante de Toulouse disse em comunicado que Schulz “decidiu deixar a empresa por motivos pessoais” sem dar mais detalhes. Ele é substituído por Christian Scherer (56), que mais recentemente atuou como CEO da ATR. Sua sucessão ainda não foi divulgada.

Continua após a publicidade
Portrait of Christian Scherer
“Com Christian Scherer, vemos um dos nossos líderes mais focados no cliente no comando comercial da Airbus”, afirma o executivo-chefe da Airbus, Tom Enders.

Fontes da empresa disseram que a decisão de Schulz de sair foi uma surpresa completa. Ele supostamente não revelou as razões de sua saída para a gerência da Airbus além de dizer que elas eram pessoais. Fontes dentro da Airbus insistiram que ele não foi de forma alguma forçado a sair.

A saída da Schulz ocorre em um momento de profunda mudança de liderança na Airbus. Junto com Leahy, o ex-presidente da Airbus Commercial Aircraft, Fabrice Bregier, saiu quando foi informado de que não seria escolhido para suceder Enders. O próprio CEO se aposentará em abril de 2019 e será acompanhado pelo diretor financeiro, Harald Wilhelm. Vários outros executivos seniores, como o COO Tom Williams e Didier Evrard, chefe de programas, estão se aproximando da aposentadoria.

A Airbus anunciou que planeja anunciar um plano de sucessão para a Enders antes do final do ano. Guillaume Faury, atual presidente da Airbus Commercial Aircraft, está cotado para ser o favorito se um candidato interno for escolhido. Schulz foi visto como potencial sucessor de Faury em sua antiga posição, enquanto Scherer poderia ter se mudado para a posição de CCO, uma vez libertado por Schulz. Isso está acontecendo agora mais cedo do que o esperado e sob circunstâncias imprevistas.

Nascido em Duisburg, na Alemanha, Scherer foi criado em Toulouse, onde seu pai Gunter foi um membro-chave da equipe de engenharia durante os primeiros anos da Airbus. Ele possui um MBA da Universidade de Ottawa.

Scherer é CEO da ATR desde outubro de 2016. Ele começou na Airbus em 1984 e ocupou cargos como vice-diretor de vendas e chefe de estratégia e futuros programas. Ele desempenhou papéis importantes nas decisões para lançar o A320neo e abrir a linha de montagem final em Mobile, Alabama.

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta