Embraer emite nota sobre o incidente do KC-390

O protótipo 001 designado com a matricula PT-ZNF saiu da pista de Gavião Peixoto ao realizar um teste de prova de solo

Continua após a publicidade

Na manhã desta quinta feira (10/05) a Embraer emitiu uma nota para a imprensa sobre o incidente, segue abaixo o comunicado.

KC-390
PT-ZNF no gramado do aeroporto de Gavião Peixoto-SP. (Foto: Divulgação)

A Embraer informa que, após uma avaliação inicial do protótipo 001 da aeronave KC-390 que se envolveu em um incidente no último dia 05 de maio, quando saiu da pista enquanto realizava testes de prova em solo na unidade de Gavião Peixoto (SP), foram identificados danos extensos nos três trens de pouso da aeronave além de avarias à parte estrutural da fuselagem. Análises iniciais apontam que a aeronave e todos os sistemas comportaram-se normalmente conforme as características de projeto.

A Empresa está avaliando o planejamento para continuidade dos ensaios de certificação, incluindo a possibilidade de transferir alguns testes para o protótipo 002 e também para as primeiras aeronaves de série que já se encontram em estágio avançado de montagem. Deste modo, a Embraer mantém a previsão de atingimento da Capacidade Final de Operação (Final Operational Capability), objeto da certificação final militar da aeronave, assim como a primeira entrega à Força Aérea Brasileira, no quarto trimestre de 2018.

A Empresa já iniciou a investigação para elucidação das causas do incidente e permanece à inteira disposição das autoridades aeronáuticas.

7ffaac39-9899-4de9-8a74-54912a0cbdd0
(Foto: Divulgação)

bb250d54-98bd-4df3-abfb-1d2d9db19df9
Estrutura danificada do KC-390. (Foto: Divulgação).

Compartilhe nas redes sociais

Acesse o Fórum Contato Radar para mais informações sobre a aviação no Brasil e no mundo clicando aqui!

Deixe uma resposta